Mudar de casa, de cidade ou de país é quase sempre um evento estressante, mas apesar disto, pelo menos mudar de país gera aprendizados e certo conhecimento.
A vida que começamos a ter aqui na Inglaterra é bem diferente da vida na Alemanha.
Pelo menos em Munique, o modo de se viver é em apartamento, só mais fora do centro é que se vive em casas com jardins, que muitas vezes são casas com varias famílias e o jardim é comum a todos.
Aqui, mesmo no centro, se vê casas com jardim no fundo.
Este fato diz muito sobre como alemães de Munique e ingleses de Cambridgeshire vivem!
Lá parece que tudo que se tem pra fazer se faz na rua, como tomar banho de sol de topless, ler livro, brincar com filhos, com os cães...
Aqui a coisa não é bem assim, parece que os ingleses são mais reservados em relação a sua vida pessoal e o motivo eu creio deve ser porque eles têm espaço em casa pra fazer tudo que os alemães fazem nos parques públicos.
Por este mesmo motivo é que eu acho que aqui não se vê tanto cachorro na rua com seus donos.
Pertinho de casa há uma plantação de não sei o que e bem no meio dela há um caminho de terra de alguns quilômetros e lá levamos a Pipoca e o Chico para brincar e vemos diariamente cães andando com seus donos.
Cachorro aqui não tem taaantos direitos como na Alemanha e creio que a situação das organizações de resgate e bem estar animal seja mais crítica que a situação das ONGs alemãs, porém até agora não vi um animal abandonado! =)
Apesar dos ingleses não serem tão disciplinados como os alemães, ainda estamos falando de “primeiro” mundo, um lugar onde quem se propõe a fazer faz e se não faz está fora!
Fiquei feliz e impressionada com a política de bem estar animal e meio ambiente em relação à produção alimentícia.
No mercado eu tenho a opção de escolher :
- uma embalagem que é reciclável, pois é dito se os componentes do produto (tampa, pote em si, filme plástico etc...) são reciclados em todo o país ou se você precisará checar na sua cidade...
- uma embalagem "correta": nas embalagens vêm selos que certificam como foi produzido o material, qual a porcentagem de matéria reciclada foi usado e etc...
- um produto que é orgânico ou não, se foi feito por uma empresa “justa”, se usou produtos de acordo com as leis de bem estar animal e etc...
Aqui posso escolher uma maionese que usou ovo de granja de galinha livre!
Aqui facilmente sei se o que tenho nas mãos é vegetariano ou vegan, pois vem com indicação na embalagem.
E sobre isto é o que me deixa mais feliz! =)
Adoro ir ao mercado aqui!!
Lá eu compro leite de soja pra cozinhar, pra beber, com sabor ou não.
Carne vegetal de tudo quanto é tipo e sabor: peito de “frango” empanado, hambúrguer, salsichas branca, defumadas, empanadas...
Bacon vegetal!!!
Picadinho de carne!!!
Bolinho de carne com recheio de alho e ervas!!!
Empanados com recheio de champignon em pasta!!!
Preparado de bolonhesa para molho!!!
Margarina 100% vegetal, iogurte de soja....
E o mais incrível é que tudo é uma delicia! =) =) =)
Toda semana o lixo é coletado, mas uma semana é pego o lixo “resto” e na outra semana aquilo que será levado para a reciclagem – papel, latas, vidros, plásticos e o resto de cozinha.
O esquema da reciclagem é super restrito, tem várias explicações de como separar, como lavar, o que por junto ou separado, o que se pode ou não reciclar e etc.
Em todas as casa tem 5 latas de lixo padrão: uma verde grande, uma preta do mesmo tipo, e duas caixas verdes (todas ficam do lado de fora) e uma caixinha verde que fica na cozinha para os restos.
É através delas que é feito o esquema de coleta de lixo - que é levado a sério.
E se alguém não liga muito para a coleta recebe carta dizendo que está contaminando tudo.
Não sei se eu sou muito utópica ou se meu padrão para referência está baixo, mas tenho a impressão de ser fácil e comum “ser verde” aqui, pelo menos em Cambridge.
Ser vegetariano é mais que normal, pois o vegetarianismo está em tudo e é respeitado!
Se preocupar com o bem estar dos animais é normal!
Se preocupar com o meio ambiente é normal!
Parece que por aqui é normal estar seguindo um caminho que não prejudica tanto nem um nem outro, que traz mais benefícios que malefícios...
Um caminho no qual seguem homens e animais em um meio ambiente que sustenta e não é esfolado.
Estamos looonge de sermos seres justos com o resto do mundo e até com a gente mesmo...
....mas, pelo menos por aqui, parece que estamos no caminho!!
sexta-feira, 30 de abril de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)