terça-feira, 10 de agosto de 2010

"Ser" humano


Ultimamente eu ando pensando sobre "ser“ humano.

O que significa SER um ser humano?

O ser humano é uma coisa complexa:

Somos muito inteligentes, criativos, bondosos…

Somos muito egoístas, maldosos, tapados…

Na faculdade, ou bem antes dela, eu aprendi que existe uma coisa na Natureza chamada Cadeia Alimentar, na qual uma espécie depende de outra para sobreviver, onde o fluxo do número de indivíduos de um nível influi no nível superior, que influenciará o próximo e por ai vai.

Um ciclo lindo de se ver. Cada ação gera um reflexo facilmente perceptível e uma má ação pode acabar com uma espécie.

A Natureza é sábia, tudo nela corre exatamente como deve correr e não sobra!

Não sei se posso colocar o ser humano neste meio mais, não do modo como vivemos e do jeito que evoluímos. Por que “ser” humano é viver praticamente num mundo criado por humanos, num ambiente “naturalmente” humano.

O ser humano pertence a este mundo, tem direitos sobre ele, como todos os outros animais, mas há muito já deixou sua vaga na cadeia alimentar.

Olhe pra fora de nossas cidades, que lugar há para nós além delas?

Mas, como que eu posso achar bela uma cadeia alimentar sendo que há mortes nela, sendo que mães antílopes perdem seus bebês brutalmente ou na qual búfalos pisoteiam bebês leões?

Esta é a Natureza “natural” e por mais que eu não goste disto, pois não desejo ver ninguém morrer pra virar comida ou por vingança, é isto que há neste mundo. A única forma de mudar isto, seria mudar de planeta ou voltar a nascer neste mundo milhões de anos pra frente – quem sabe as coisas estariam melhores para todos! =)

Ou ter uma séria conversa com Deus.

A vida lá na selva, na savana, na caatinga é o que é e não há nada que possamos fazer para mudar isto!

Há dois tipos de seres humanos basicamente.

Eu escolheria, se pudesse, o “bom” ser humano, aquele que é capaz de criar tecnologias incríveis, de fazer a Ciência existir e de habitar este mundo de forma a estar aqui, ser grato pela posição que tem, mas que deixa a Natureza para quem sabe viver nela.

Por outro lado, há aqueles que não sentem pelo outro e são tão seres humanos quanto eu - não importa de que berço vieram, eles são capazes de matar outros humanos, de corromper e serem corrompidos, de dar propina, se apoderam da natureza e do que há nela - sem um pingo de amor no coração, matam árvores e animais e abertamente dizem que não sentem por eles ou por nós.

Tudo isto, estes dois seres que existem por ai, somos nós: seres humanos. Capazes de fazer o céu e o inferno ao mesmo tempo.

O planeta já está sentenciado com a nossa presença aqui, pois vida de humano na Terra significa usar recursos, poluir e matar.

Não importa quão “verde” eu viva, meus passos deixam marcas na Natureza.

Mas importa a minha intenção.

Quanto mais nos aproximarmos da nossa capacidade nata de sermos bons seres, de sermos humanos...

.... mais usaremos toda a nossa capacidade de criar sem destruir.

.... de viver e não marcar.

.... de comer e não matar.

Vamos deixar a cadeia alimentar, equilibrada, frágil, linda e triste para aqueles que não podem sair dela!

Nós podemos e já saímos há tempos.

Se ser humano é ser digno de inteligências e capacidades, então que sejamos humanos.

Para aqueles humanos que não sentem pelos demais, que fazem atrocidades, estes pertencem a cadeia alimentar. Deveriam ser postos lá na natureza outra vez, com a roupa do corpo e uma lança na mão.

A natureza cuidaria deles...

4 comentários:

  1. Pois é, Laurinha, eu tb acredito que existem dois tipos de seres humanos. Não me acho superior a ninguém, apenas acho que, assim como vc, tenho uma visão um pouco mais clara do que outros... Isso pode até soar um pouco prepotente, mas prepotente é aquele que se acha superior aos outros, no caso os humanos que se acham donos daqueles que não são humanos...
    Se não vivemos como homens das cavernas, pq devemos continuar tendo as mesmas atitutes que tivemos lá atrás, né?! Se o intelecto evoluiu, nossas escolhas tb devem evoluir... Tentei usar esse mesmo argumento com aquele ser humano que riu sobre a situação das granjas, mas não deu certo... Alguns preferem continuar "cegos" para não terem que abrir mão das escolhas erradas... E de seres humanos assim, eu quero distância! Pois quem se acha superior aos outros seres, só por estes não serem humanos, não entende a nossa missão aqui... que somos todos irmãos!
    Depois conversamos pelo MSN, querida amiga!
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  2. Oi Jú! Definitivamente este post nao fala sobre ser melhor ou pior. Mas nao há como negar que por mais que sejamos todos humanos, somos diferentes e estas diferencas que fazem o mundo andar para todos os lados, evoluir em todas as direcoes.
    Infelizmente tem gente que nao tem amor no coracao, nao tem a capacidade de se importar e nao falo só com os animais nao, falei em geral, falei em se importar como um todo.
    Por outro lado, é triste ver aqueles que sabem e nao se importam, desde fumar maconha uma vez por semana, o que mesmo assim alimenta o trafico, etc etc etc, desde comer carne de bicho que nao esta aqui pra ser comido, desde dar propina pra livrar o seu...
    O ponto é este mesmo, evoluimos taaaanto em certas coisas e em outras ficamos la atras.
    bjao!!

    ResponderExcluir
  3. Janet disse....
    O teu Post leva a uma reflexão profunda: a questão do Planeta supera o rótulo de Bom ou Ruim. São ações praticadas por "Seres Humanos" que convergem para esse ou aquele resultado. E a pergunta que se faz é: era esse o resultado esperado ou desejado????

    ResponderExcluir
  4. Eh,
    Como eu ja disse antes, estar sentadinho aqui na frente do meu computador, na minha casa quentinha com meu saquinho de salgadinho na mao nao eh fazer parte da cadeia alimentar.
    Seriamos parte da cadeia se aprendessemos que nossa carne nao "vem" (nao eh produzida, nao brota) da geladeira. Seriamos parte da cadeia se cacacemos e conquistassemos ela...
    "Mas somos seres inteligentes e conseguimos entao desenvolver e usar ferramentas e construir um mundo onde conseguimos dominar todas as coisas?"
    Sera?
    Eh inteligente um ser que explora seu meio ambiente do jeito que fazemos? Eh tao inteligente assim um ser que apareceu a poucos segundos no "relogio" de 24 h da Terra e ja causou tanto impacto...? Inteligente eh o homem que se mata a cada esquina por causa de um Deus ou outro...?
    Nao acho que seja... bom pra se pensar isso... E nao me excluo, pois eu vivo feliz esta vida de "ser humano normal" que temos - casa, carro, computador, industrualizados, etc - mas se pudessmos pelo menos tentar causar menos impacto e sofrimento do que ja se vem causando, seria bom.
    Penso nisso quase sempre...

    ResponderExcluir