sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Criança x Cão

Faz certo tempo que não escrevo, mas não é por falta de idéias. Como já disse anteriormente eu tenho minhas idéias muito bem claras dentro de mim, mas o difícil é passá-las para o papel.


Acho que pode ser por que eu as “sinto” com muita facilidade, mas não consigo explicá-las da mesma forma.

Esta semana estava vendo fotos de uma amiga que foi para um país em desenvolvimento, então me deparei com uma foto em que ela estava perto de muitos cachorros de rua ou soltos aparentemente normais.

Eu lhe perguntei se os animais estavam saudáveis, mais por curiosidade, por querer saber a situação deles em um lugar que eu nunca vi de perto.

A resposta foi que os animais eram saudáveis, mas houve uma comparação com as crianças de lá...

Eu não entendo muito bem porque as pessoas tendem a querer comparar animais com crianças humanas no sentido de “necessidade” de ambos!

Pode ser porque estas mesmas pessoas achem que apenas humanos importam e desta forma deveríamos cuidar apenas de humanos necessitados.

Está idéia de que somos a espécie que mais importa e que podemos fazer com o planeta o que queremos, já está ultrapassada e fora de moda.

É tempo de compreender que pessoas importam tanto quanto, por exemplo, as florestas que existem, pois sem o equilíbrio que vem de todas as demais coisas da Terra não haveria vida aqui. E já que não somos nenhum tipo de deus, estaríamos a mercê da força da natureza, como todos os outros.

Acredito mesmo, de verdade, que aquele que percebe isto, que respeita a grandiosidade do todo, não fará mal ao ser humano. Garanto que se políticos acreditassem nisto não fariam de tudo para enriquecer deixando milhares de PESSOAS mais pobres e sem saúde. E degradando o meio ambiente sem nenhum pesar.

Outro tipo de gente que compara gente com cão até se importa com os dois, mas fica constrangido consigo mesmo por se importar com o animal, pois ele pensa que se simplesmente não se importar, uma criança de poucas condições sairá da rua como num passe de mágicas!

Nada e nem ninguém é mais importante do que aquilo que você nasceu para fazer! Tudo importa!

Tem gente que tem vocação pra ser professor.

Outros nasceram para abrir um salão de beleza, para cuidar da auto estima dos demais.

Outros são caixa de mercado, outros são médicos, são vendedores de roupa...

Todas as profissões que existem, existem porque há espaço para elas. E se há pessoas que se importam com animais, é porque eles precisam de atenção e ajuda.

Se nós seres humanos soubéssemos respeitar a nós mesmos, muitos dos problemas dos animais estariam resolvidos.

Para aqueles que sempre comparam crianças com animais eu poderia perguntar, se fosse pouco educada como eles quando fazem este tipo de comparação:

Primeiro um comentário: “ Provavelmente você não entende de animais e muito menos das necessidades de uma criança, pois não há nada igual em criar um cão e um humano, eles não precisam das mesmas coisas e não tem as mesmas necessidades no geral.”

“Continuando, eu falaria... “Eu creio que você acredita que faz a sua parte como cidadão, não é? Se você pergunta isto deve ser porque tem uma organização de bem estar de crianças de rua, ou gasta um dia por semana arrecadando alimentos e dinheiro para um orfanato, ou você não compra nada pirata, já que alimentaria os tráficos de drogas, armas e prostituição, inclusive de menores...

E imagino que você não usa nada de drogas, nem maconha, já que ela foi o motivo do derramamento de sangue de muitas pessoas até chegar na sua mao...

Além, creio que você não dá dinheiro pro guarda que te pegou acima da velocidade permitida, que você não faz mutreta na fiação ou paga a mais para o instalador colocar um ponto a mais da tv a cabo na sua casa...

E acredito que você não coma carne, uma vez que estamos fartos de saber que a produção de carne está destruindo o meio ambiente, que ela polui, que gasta recursos preciosos como água e que drena do mercado uma excelente parcela de grãos que poderiam alimentar pessoas famintas pelo mundo, inclusive as crianças que você insiste em comparar com animal...”

Eu poderia ficar horas falando do que eu acho que é ser um bom cidadão e apesar de eu achar que eu faço a minha parte, uma hora eu seria hipócrita, pois ninguém é perfeito.

A questão é que cada um deve fazer a sua parte no que acha que é seu caminho.

Pelo menos no Brasil, a realidade maior é que a gente faz a nossa parte!

....sempre dando um “jeitinho”...

Para aqueles comprometidos com os demais, que são sonhadores ingênuos como eu, ou seja que não dão jeitinho para tudo, digo que fazer a nossa parte já está sendo pouco.

Eu acho que faço a minha parte como cidadã, mas o além disto, acho que faço pouco... e nunca será o bastante, pois infelizmente por muitos anos ainda haverá gente, bicho, rios e matas precisando de socorro.

E a não ser que a maioria faça a sua parte na nossa pequena realidade cotidiana para depois se mobilizar por uma realidade melhor, pouco mudará.

Cães continuarão a ser seres inteligentes, amigos e um meio maravilhoso de convívio, mas estarão morando nas ruas, doentes e gerando mais cães...

Crianças puras, meigas e indefesas continuarão a ser abandonadas por mães que não as querem ou não tem condições de tê-las ou por outros n motivos, continuarão sendo exploradas no comercio da prostituição ou morarão nas ruas, gerarão mais filhos sem ter condições...



E a triste ironia da coisa é: gente e cão morando na rua do mesmo jeito.

Mas, comparar não é questão, a questão é fazer o mínimo de bem "sem olhar a quem"!

---------------------------------------------------------------------------------------

Um comentário: