segunda-feira, 19 de julho de 2010

Post sobre o post: “A realidade doi meus olhos“


Eu recebi muitos comentários sobre o último post que escrevi, então achei melhor responder/comentar tudo de uma vez, assim acho que consigo abranger mais o assunto no geral.

Sempre fico grata pelas pessoas comentarem meus posts, de uma forma contrária as minhas idéias ou não, pois elas me fazem pensar meu ponto de vista: alguns me fazem reafirmar o que já penso, outros me fazem repensar minha opinião.

Meu blog tem intuito apenas de ser um link com minha cabeça, pois quero não perder minhas idéias ao longo dos tempos e quero ver como que elas foram mudando.

Li um livro maravilhoso do Deepak Chopra no qual ele fala que a gente passa metade da vida tentando impor o nosso ponto de vista para as outras pessoas...

E eu nao tenho este interesse aqui. =)

Um dos pontos que percebi desde que resolvi me tornar vegetariana é que este tema incomoda muitas outras pessoas.

No geral, eu vejo que mudanças incomodam, desde o fato de que a gente muda gosto de música, de hobbies e muitas pessoas ao redor se incomodam... mas, mudança no hábito, como se tornar vegetariano incomoda mais que todos que já vi.

Meu tio me copiou um texto que explica de que forma os seres humanos evoluíram pra um tamanho de cérebro como o que temos agora. O texto explica que a dieta rica em proteínas, naquela época lá atrás significava proteínas de carne animal, foi um fator que contribuíu para que nosso cérebro/corpo fosse o que é hoje.

O texto fala que a dieta em si não foi o fator principal, uma vez que outros grandes mamíferos carnívoros não evoluíram desta forma, mesmo com uma dieta rica em proteína, mas como consegui-la é que foi o X da questão, já que para caçar melhor o homem que tinha habilidade de raciocínio, de comunicação, de sentimento de agir em grupo, habilidades de construir ferramentas para destroçar melhor o animal que foi selecionado.

E que com a dieta propícia evoluímos biologicamente.

Meu tio apenas me mandou o texto para informação e não para contestar meu post (eu adoro ler coisas sobre evolução e comportamento).

Apesar disto, eu já havia escutado este tipo de informação como argumento contra o vegetarianismo.

Hoje em dia, como tudo anda evoluindo muito rápido, dieta rica em proteína não significa dieta rica em carne animal.

As pesquisas na área alimentícia tem nos mostrado o quão ricos em proteínas, vitaminas e minerais os vegetais são e quais são os benefícios que eles nos trazem.

A tecnologia na engenharia de alimentos proporciona atualmente opções de preparados que “imitam” carne, que são feitos de proteína vegetal e pouca gordura.

Eu não sei a respeito do impacto desta opção de dieta sobre o futuro. Aliás, quem sabe, né?

Por um lado, daqui a zilhoes de anos ou menos, poderemos escutar pesquisas com o mesmo caráter desta sobre a “evolução do homem através da arte da caça”, na qual se relata que o homem pelo fato de ter mudado para uma dieta vegetariana elevou a estimativa de vida ou morreu menos de câncer ou passou a fazer menos guerra ou que este fato foi o fator responsável por selecionar pessoas que digerem fibras e então, hoje em dia (no futuro), temos cara de ET e somos verde! =P

Não sei o que nos espera o futuro, só sei que não precisamos comer animal para sobreviver hoje em dia.

Outro argumento que já ouvi algumas vezes é assim, segue a mesma linha deste sobre “somos o que somos, pois comemos carne animal”: “se alguém na sua família estiver doente, você vai deixar a pessoa morrer, pois aquele remédio que pode curá-la foi testado em animais?”.

A resposta é não!

Este tipo de argumento que usa o passado da nossa evolução para tornar legais as injustiças atuais são boas no geral, pois dão um nó na cabeça de quem as ouve, num primeiro momento.

Não temos como mudar os meios pelos quais chegamos a ser o que somos hoje, nem nos aspectos morais quanto menos nos biológicos.

Não devemos “desperdiçar” o que evoluímos através da submissão dos animais. Desde a nossa pré-história até hoje os animais são os nossos maiores “aliados” na evolução, mesmo sendo pouco reconhecidos como aliados e mais vistos como “fonte”.

Olha porque estamos em débito com os animais há tempos...

Eles desde sempre foram e ainda são fonte de alimento.

Eles foram e ainda são fonte de vestimenta.

Eles foram as máquinas de transporte na evolução da nossa agricultura.

Eles foram e ainda são, para muitos, os nossos meios de transporte.

Eles já fizeram o papel que nossos jipes e tanques de guerras fazem hoje, nas nossas guerras.

Eles foram (e são) recursos usados para que a nossa medicina evoluísse.

Eu posso ficar horas pensando no papel dos animais na nossa evolução e mesmo assim não cobrirei tudo.

Não há como eu negar na minha vida em geral tudo aquilo que veio do sacrifício dos animais. Não há porque eu negar usar um remédio que já foi testado no animal. Ele já sofreu, já definhou, já morreu por nós...o que devemos fazer é não testar MAIS neles, é usar a nossa capacidade de achar soluções para que não se usem mais animais para este tipo de coisa.

Outra coisa que escuto é assim: “Eu não gosto nem de gato e cachorro, não gosto de animais e por isto os como.”

Um cara chamado Peter Singer também não “gosta” de animais, não tem um cão e mesmo assim ele é um dos maiores filósofos sobre o movimento de nome Libertação Animal.

Ele diz que não precisamos gostar dos animais, mas temos que respeitar o direto que eles tem a vida e a integridade física.

Confiram o prefácio do livro dele no próximo post. Encorajo todos a lerem para discutirmos!

Outro comentário que recebi foi sobre ser errado ou certo ser vegetariano.

Na minha opinião, uma vez que você tem noção de como funciona uma granja, uma fazenda de criação de porcos ou um abatedouro, você sabe que é certo ser vegetariano. Posso não me "importar" sobre aqueles que moram isolados, afastados, que não tem um computador, não tem acesso a internet ou a TV e por este fato não sabem nem que seja por cima, de onde vem a carne que comemos ou qual é o impacto negativo que as criações de animais pra corte tem na natureza ou o quanto isto poderia mudar a realidade da distribuição de alimentos no planeta...

E mesmo se o animal não sofresse na morte, não seria certo come-lo, uma vez que não descobrimos ainda e tenho certeza de que nunca iremos, quem nos falou que somos os donos do “dar e tirar” o direito a vida.

Então, seja sobre o direito à coisa mais preciosa que temos, a vida, ou seja sobre o bem estar da natureza e de seus recursos, não é certo criar e matar animais para satisfazer a nossa alimentação.

O que pode ser difícil discutir é porque, apesar de sabermos de tudo isto, ainda somos uma sociedade que come muita carne e porque ofende nosso ego o fato de aceitar que isto é errado e tomar a atitude de mudar de hábito.

Outro colega escreveu que o problema é que muitos não se dão conta de onde vem o bife, uma vez que as empresas alimentícias fazem de tudo para que a gente não tenha idéia dos passos que o alimento percorreu desde que era um animal vivo até ser um hambúrguer num fast food. E que este fato não diz que somos “más” pessoas, diz apenas que não olhamos a realidade com olhos inquisidores.
(veja o filme: Naçao Fast Food)

Como escrevi acima, concordo plenamente, mas uma vez que já sabemos desta realidade, não há desculpas.

Era isto, nao acho que vegetarianismo tenha um ponto contra a ser dito. Tirando os "ecochatos", os "ecoterroristas" e aqueles que tiram a carne do cardápio e vivem uma subvida regada de salgadinhos, parar de comer carne só traz benefícios.
 
Quao ruim pode ser poupar vidas?

Um comentário:

  1. Muito bom!
    Seus argumentos são inteligentes e embasados.
    Continue a nos alimentar com seus pensamentos.
    Bjs
    Tio Ney

    ResponderExcluir