quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Gata na lata de lixo



Hoje pela manha, como é de costume já que moramos tão longe dos familiares e amigos, acordei e liguei o meu computador.

Sempre vemos nossos emails para saber se temos notícias do pessoal e por vezes olho a página de notícias do UOL, só por cima mesmo. Raras vezes tem algo que presta e que não seja tragédia.

Bati o olho em uma chamada que dizia isto: “Mulher que jogou gata em lixeira diz que "foi só uma brincadeira".”

Fui ler a reportagem, até porque eu já havia visto algo assim sendo publicado pela organização RSPCA no Facebook ontem.

Para resumir, a britânica Mary Bale estava indo do trabalho para a casa e viu um gato caminhando por perto. Diz ela que o chamou, brincou com o gato, que ele era dócil, que ronronava e ela resolveu colocar ele numa lata de lixo que estava ali perto. E realmente o fez: colocou a gata de menos de um ano de idade dentro da lata de plástico.

A gata foi resgatada depois de 15 horas presa na lata.

O RSPCA com certeza fará alguma coisa para que ela seja julgada e condenada por este crime, o que acontece aqui na Inglaterra frequentemente.

Geralmente as punições não são grande coisa, mas a pessoa é proibida de ter animais durante alguns anos, paga certas taxas e presta serviços comunitários.

Estes dias eu li um caso do RSPCA em que eles foram chamados por causa de um cavalo que estava sendo mal tratado e vivia num jardim de uma casa aqui nas redondezas.

O cavalo foi resgatado, os donos foram julgados e condenados e o filho deles também foi condenado.

O interessante, mas não menos triste é que eles confessaram que tentaram matar um hamster afogado na pia, não obtiveram sucesso no afogamento e então, se não me engano eles colocaram ele dentro de uma garrafa com água.

Então, o RSPCA fez autópsia no pequeno animal e constatou que ele teve morte traumática, que lutou pela vida, pois tinha resquícios de material embaixo das unhas e por ai vai...

Você pode se perguntar ou me perguntar: Mas pra que tudo isto? Ou pra que tanta importância pra uma mulher que joga um gato dentro de uma lixeira? Tem tanta coisa pior por ai, não tem?

O que eu posso te responder é que eu acho o máximo ter autopsia de animal de estimação em casos suspeitos de maus tratos. Mas, mais que isto, eu fico feliz de verdade em ver que alguma coisa funciona.

O RSPCA se propõe a cuidar dos animais, a trabalhar com o governo e com a polícia para o bem estar animal atingir níveis cada vez mais altos e eles fazem isto!

Eles pedem ajuda da população pra descobrir quem quebrou os ovos dos cines que moram em tal lago ou, pior que isto, em quem ateou fogo no cachorro que estava preso numa grade pela coleira.

Esta organização se preocupa com estes temas e faz de tudo para cumprir com o que acha que é certo fazer.

Então, se você se preocupa com o quer que seja, siga este exemplo! =)

Sobre a mulher que jogou a gatinha no lixo, posso dizer que estas horas me espanto com a realidade, pois cada ser humano tem a liberdade para fazer o que quiser.

Se fizer algo que vá atingir de forma negativa o direito do outro, poderá ser punido, mas até aí a coisa já foi feita e já deixou cicatrizes.

O ser humano pode gerar outro ser humano que dependerá totalmente dele por alguns bons anos! E quem me garante que este ser humano pai ou mãe fará bem o seu papel?

O estranho é que muitos seres, incluindo nós mesmos, ou melhor, digo que quase todos os seres que vivem perto de nós humanos, dependem da nossa própria sanidade!

Um bebê recém nascido.

Um cachorro.

Um gato.

Um idoso que já não se movimenta bem.

Inúmeros são os casos nos quais outros seres dependem da nossa capacidade de se por no lugar deles.

Por-se no lugar de um gato que vai ficar preso dentro de uma lixeira e pode nunca ser achado, morrer asfixiado ou esmagado no caminhão do lixo, se não fosse uma câmera escondida.

Um passarinho que ficará a vida preso numa gaiola, que nunca poderá abrir bem as asas e voar.

De um idoso que vai levar umas porradas por irritar o enfermeiro já que ele não ouviu bem o que precisava ser feito.

Ou o bebe que vai ser jogado no rio por ter nascido numa hora que não deveria.

É duro pensar que dependemos tanto da compaixão alheia, já que somos cercados de outros seres que podem modificar a nossa vida numa simples vontade.

Eu nunca gostaria de ser posta numa lata de lixo.

Eu nunca gostaria de viver numa jaula, preferiria a morte a não ter liberdade.

Eu nunca gostaria que me batessem para descontar problemas pessoais ou o que for.

Eu não gostaria de não ter tido uma infância descente, regada a respeito e amor, sendo que nem pedi para nascer.

Muito menos ser largada neném para morrer aos poucos ou para ser encontrada por outra pessoa, da qual também dependerei da compaixão.

Sejá lá onde for, seja lá que ato for, seja lá quem fez....todo ato de maldade deve ser reprimido, nao incetivado e punidos os culpados.

Quem tem a pouca sanidade para colocar uma gata numa lata de lixo e lá deixá-la, também deve ter pouca sanidade para viver em hamornia numa sociedade.

Violencia contra animais, precede violência contra humanos.

2 comentários:

  1. É incrível como o homem pode ser cruel. E a crueldade é um atributo humano. Não existe animal cruel.
    Com certeza violência gera violência e se uma pessoa age de forma cruel contra um animal, já demonstra a sua índole.
    Concordo com você que o melhor a fazer é "se colocar no lugar do outro" seja ele um animal ou não.
    Muito bom seu texto! Parabéns!
    Bom final de semana!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. É triste ver a realidade do mundo em que a gente vive! As vezes eu fico pensando quem realmente são os irracionais .. Ficou muito bom o seu texto e o seu blog Laura, parabens :)
    beijao

    ResponderExcluir