terça-feira, 9 de março de 2010

No inverno é que a gente vê...

Quando estava no Brasil achava que a moda do casaco de pele estava em baixa.

E realmente tem estado mais e mais...

Achava meio impossível ainda existir lojas de produtos de pele de animal.

Brasil, país tropical habitado por uma maioria absoluta que não tem capacidade financeira de comprar um destes casacos, então como não via nenhum achava mesmo que eles estavam em extinção.

Na Europa o inverno está quase no fim, os dias estão mudando de cor, as flores reaparecendo e as mulheres estao se prerarando para guardar seus casacos de pele para o próximo inverno.

É, aqui a gente vê casaco pelas ruas e não tão raramente como eu gostaria...

Para a minha “alegria” a maioria das mulheres que vejo vestindo um casaco destes é idosa, o que me faz pensar que quando o compraram não tinham a menor idéia da barbaridade escondida no magnífico casaco.

Porém, aqui mesmo, no calçadão principal da cidade onde há lojas chiques tem uma loja de roupas feita de pele de animais, o que significa que tem mercado pra eles.

Cheguei a ver uns casacos lá por mais de 30 mil euros - se não me engano um custava 37 mil e outro custava 45 mil euros.

Tem gente que usa um casaco de pele, porque não se importa com o sofriemnto e com a morte do animal.

Tem muita gente que nao usa um casaco de pele, mas que também não se importa com a morte do animal.

Deixando a hipocrisia de lado: grande parte da nossa sociedade realmente não liga para a morte deles, pois se alimentam de carne animal, vestem produtos vindos de animal, usam cosméticos testados em animais....

Não sei como a gente não percebe o quão baseada em crueldade a nossa vida está.
Todos os dias usamos ou fazemos algo que veio de sofrimento de um animal.

Existem coisas que podem ser mudadas com facilidade nos nossos hábitos, como por exemplo: não comprar um casaco de pele!

----------------------------------------------------------------------------------
Aqui vai uma parte de um texto sobre a extração de pele, do site da ONG PEA:

“Para a extração da pele, os animais são eletrocutados, asfixiados, envenenados, gazeados, afogados ou estrangulados. Nem todos morrem imediatamente, alguns são esfolados ainda vivos! Em alguns locais, para que as peles fiquem intactas, corta-se a língua do animal deixado a sangrar até morrer.

Em regiões onde usam armadilhas, pelo menos 1 em cada 4 animais capturado rói a própria pata na tentativa desesperada de se libertar. Os que conseguem escapar morrem pouco tempo depois por hemorragia, infecção, fome ou mesmo caçados por outros predadores em conseqüência de sua vulnerabilidade.

Os animais que não conseguem escapar sofrem por vários dias ou semanas. Presos acabam morrendo de fome, frio, desidratação ou atacados por outros predadores. Para não estragar a pele, aquele que ainda estiver vivo na armadilha é asfixiado com os pés.

Pelo menos 5 milhões de animais como cães, gatos, pássaros, esquilos e até mesmo animais de espécies em vias de extinção são acidentalmente apanhados, mutilados e mortos nas armadilhas.

Segundo um estudo da Ford Motor, a produção de um casaco de peles de animais gera grande desperdício de energia em comparação com a confecção de um casaco de pele sintética: gasta-se três vezes mais quando o animal é pego em armadilha e quarenta vezes mais se o animal é criado em cativeiro.”
----------------------------------------------------------------------------------

Visite o Site do PEA, a página sobre peles é esta:
http://www.pea.org.br/crueldade/peles/index.htm

Nesta página acima, há um texto bem explicado sobre a extração de pele animal e também há perguntas e respostas interessantes sobre o tema. Recomendo.

Há ainda vídeos e fotos....vejam e passem pra frente se quiserem.

Eu já vi e pretendo nunca mais ver!

Penso que não precisamos ver o pior para desejar e fazer o melhor.

Acho que não devemos lutar contra algo e sim, andar na prática do se busca.

Por isto não acho que mostrar estas imagens é a solução. Porém, ver esta barbaridade é necessário quando não sabemos nem desconfiamos de quão cruel é a sociedade que a gente “suporta” e “dá suporte”!

Tem gente que só acredita vendo, então acho que deve ver.

Outros só se comovem vendo, então devem ver também.

Outros não aguentam ver....

...ou porque se importam de verdade e não usam pele...

... ou porque são covardes, que não querem ver para não mudar – o que é muito mais fácil: não vejo, não sofro, não mudo e continuo seguindo, “cada um com seus problemas”.

Sem dúvida faço parte do grupo de gente que de alguma forma usa no dia algo que vem do sofrimento animal, apesar de que em muito já consigo evitar isto, estou longe de onde quero chegar. E certeza que muitas vezes desconheço que uso algo ruim....

Encorajo vocês que estão lendo a pesquisar de leve sobre o assunto, ninguém precisa tirar o dia para isto, basta entrar no site do Pea, por exemplo, que tem umas listas práticas sobre empresas que testam ou não testam seus produtos em animais, sobre a produção de lã, sobre animais em laboratórios, circos, animais de tração e etc.

Um bom começo seria com a Lista (ética) de Compras Pea – entrem e me digam o que acham disto...

http://www.pea.org.br/crueldade/testes/tfotos.htm

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Pra aqueles que nao se importam muito com os animais em si, acho que há algo que pode ser pensado: que direito tenho eu, UMA espécie do planeta, encarcerar outras espécies e com elas fazer o que eu quiser...?
    Por exemplo, se vc nao se importa com um chinchila, tudo bem. Vc nao é obrigado a gostar dele, achar ele bonitinho, sentir dó, pena ou algo do tipo. Mas pense que vc tambem nao é superior a ele, pois vc é UMA espécie só, assim como ele. Entao, deixa ele quieto vivendo a vida dele, e vc viva a sua, sem fazer dele seu casaco.
    É, isso era feito antes, há anos atrás... mas evoluimos moralmente. Evolímos a ponto de termos tecnologia para fazer blusas sem ter de matar ninguem. Temos cada dia mais especialistas em moda que podem usar de sua criatividade para criar roupas, sem ter de matar ninguem, e por ai vai...

    ResponderExcluir