quinta-feira, 4 de março de 2010

Animais na terceira idade

Uma colega me pediu para escrever sobre um assunto que preocupa os defensores dos animais: o abandono de animais de estimação quando estes ficam velhos.

Se vocês entrarem em contato com qualquer organização que resgata ou mantém animais em abrigos saberão da quantidade enorme de bichos que tinham donos e que depois de algum fato foram abandonados.

Não posso dizer que a vida seja uma fórmula exata de acontecimentos e por isto eu não posso julgar todos os donos que tiveram de “abandonar” seus animais.

Creio que existem muitas famílias que de verdade (de verdade mesmo!!!) tentaram de tudo para manter seu animal, idoso ou não, junto de si, mas que não encontraram solução e tiveram de deixá-los com amigos ou algo do tipo – pelo próprio bem do animal muitas vezes!

Na vida sempre há separações....algumas justas, outras não...

- O filho jovem sai de casa, precisa morar num quartinho na casa de um conhecido do pai, lá na cidade grande, trabalhando o dia todo, sem poder estudar pra mandar dinheiro pra casa....

- Uma família precisa sair da casa que mora, mas não encontra outra casa no mesmo preço e não pode pagar por mais...mas tem um cachorro.....o que fazer?

Não sei se podemos achar ruim que eles achem uma chácara para este animal ou que achem uma casa de um amigo que já tenha um cão...

No rumo da vida encontramos dias fáceis e dias difíceis e sempre nos deparamos com escolhas.... as vezes as opções são “uma ruim” e a “outra pior”...

Cada um sabe o dever que tem e se olhar para si, saberá se está fazendo ou não o melhor que pode.

E muitos sabem que não estão fazendo o seu melhor e não se importam...

E outros nem sabem....

Entre estes que não sabem e não se importam é onde encontramos o grupo de gente que joga o animal na rua na primeira “dificuldade” que encontram, por exemplo: quando o animal pega sarna ou quando tem uma dermatite, quando precisa ser vacinado e etc.

Tudo coisa que gera certo gasto.

Pior ainda é quando o animal é idoso....

Nem sei se pode ser pior, acho que o fato em si é ruim igual, pois em ambos os casos o bichinho foi abandonado, mas o pior é o que significa isto!

Um animal que chegou a certa idade provavelmente recebeu cuidados veterinários e tudo mais....mas agora que os cuidados requeridos são mais que um veterinário conhecido, são dedicação, atenção, amor e compreensão....

...”Aí não, aí é demais! Tenho filhos, emprego e contas no final do mês, não posso mais cuidar dele, terei que dar um fim nisto.”

E daí, são estes animais que muitos dos que estão lendo já devem até ter resgatado das ruas, pois as famílias que realmente se importam, mas que precisavam se separar deles com certeza arrumaram um bom lar pra eles, por mais que isto não seja um refresco pro coração.

Eu acho que a educação de crianças e jovens sobre o valor dos animais na sociedade e sobre a biologia do animal em si seria uma das soluções para este caso, pois eu penso que quando “conhecemos”, respeitamos.

Por outro lado, qualquer pessoa é capaz de perceber que um animal de estimação; um gato, um cão, um furão, um hamster ou seja lá qual for, é provido de sentimentos e não deve ser abandonado!

Sendo assim, eu creio que somente a evolução moral do ser humano é que trará os melhores resultados!!

(para tudo neste mundo: fome, guerra, assassinatos, roubos, corrupção....)

Sinceramente, muitas vezes eu penso que não verei um final feliz pra nossa espécie e portanto para as demais também....mas sempre que o desânimo bate a porta o ânimo vem logo atrás e bate também!

Eu fico animada em ver quaaaaanta gente boa tem no mundo!

Há muita gente comprometida com o bem estar e com a harmonia entre todos que está arregaçando as mangas e trabalhando dia a dia para melhorar o quadro que vemos.

(mas isto não passa na TV....)

É por isto que precisamos acreditar que fazendo a nossa minúscula parte teremos bons resultados!

E enquanto tem gente que joga o animal na rua... tem gente que pega! =)

E assim caminhamos com dignidade, até fazendo a parte dos outros!! =)

6 comentários:

  1. Laurinha, adorei o post! Vc escreveu muuuito bem sobre um tema tão importante...
    Como um amigo me disse há alguns anos atrás, a melhor forma de influenciarmos alguém (ou o mundo) é sermos nós mesmos o melhor exemplo. Acredito muito nisso! Então, com suas boas ações com os animais, vc acaba influenciando positivamente mais pessoas do que pensa!
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  2. Lindo!!! Concordo com vc e com a Juliana!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal! O que eu acho incrível é como as vezes as pessoas podem nao se importar com seus animais... Como que alguém que tem um cachorro há 5 anos pode um dia simplesmente abrir o portao de casa e deixá-lo fugir... ou aqueles que pegam o animal, colocam no carro e soltam num lugar desconhecido pra ele nao voltar mais... durante a convivência do bicho e da pessoa, nenhum laco de amizade, amor ou qualquer sentimento que seja foi criado? Animais interagem, conversam da maneira deles, ficam felizes ao ver o dono... mas as pessoas simplesmente nao ligam, nao se importam com nada disso, nao SENTEM nada disso... é "só" um bicho... nada mais. Isso prova como muitas vezes os animais sao mais dotados de sentimentos que os homens... e isso mostra quem é mesmo o "bicho" da história.
    Como disse a Laura, isso nao serve pra todos, pois ja vimos aqueles que nao podem mesmo ficar com seu animal e acabam tendo de deixar com alguem, com dor no coracao... mas tem muita gente que nao consegue ver além do próprio pé. Só enxerga a TV que assite o dia todo, consumismo, vaidade e nunca vai saber o que é e como é o olhar de um amigo de outra espécie.

    ResponderExcluir
  4. Ai...não gosto nem de pensar, as vezes penso na idade avançada da ¨Biba¨ por exemplo, e já me da uma tristeza enorme de perde-la. Imagine abandonar ou como vc mesmo dissertou muito bem, as vezes ser ¨obrigada¨ a abandona-la.
    Acredito sermos TOTALMENTE RESPONSAVEIS pelos seres vivos que um dia quando filhotes lindos e saudaveis colocamos em nosso lar.
    MINHA SOBRINHA LINDA, é uma exemplo disso, não só na bela maneira de escrever, mas PRINCIPALMENTE no carinho, cuidado e atenção que ela e MEU QUERIDO SOBRINHO dão a esses bichos. Mesmo muitas vezes isso ser sacrifício de tempo, dinheiro, local etc...
    Não sei ao certo se só amor resolve...Mas creio que já é um GRANDE começo, pois quem ama CUIDA.
    Parabéns Laura por postar sobre um assunto tão importante e muitas vezes triste.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Na contramão das adoções do filhotinho, bonitinho, conheço uma pessoa que adotou um velhinho. É a justificativa foi justamente o fato do cãozinho merecer um final de vida digno. Assim como esta pessoa acredito que existam muitas outras. Acho que o ser humano ainda tem jeito.

    ResponderExcluir
  6. Como é possível um ser humano jogar um animal indefeso na rua, ou deixá-lo a beira da morte sem um socorro...meu Deus o que está acontecendo conosco.... tenho duvídas da evolução do homem.....ou melhor vejo que nós homens apenas pensamos na evolução bancária!!!

    ResponderExcluir