segunda-feira, 15 de março de 2010

Os Escolhidos

Nós estamos vivendo uma onda de pedidos para que salvemos nosso planeta da destruição. Pedidos que apelam para que cuidemos do lixo que produzimos, do quanto gastamos de água e dos animais que estamos colocando em extinção.

A vida tem passado de forma extraordinariamente rápida.

Tudo é novidade, informação e da mesma forma que crianças de 10 anos sabem que devem economizar água, esta mesma geração cresce num mundo onde o consumismo é super exagerado, onde a produção de lixo é absurda e o que consumimos do planeta supera em muito as ações que “pisam no freio”.

Esta é a realidade do mundo atualmente, um mundo virtual, consumido pela produção de embalagens em geral e pela destruição do que resta de natural, ou melhor, do que resta daquilo que não tenha sido feito pelo homem.

Eu não sou uma pessoa pessimista, não mesmo. Quem lê este blog deve achar que sou, mas na verdade é que eu sempre acho que ainda podemos mudar as coisas, pois eu creio no ser humano.

A realidade é que se não fizermos alguma coisa, não teremos mudanças. Uma das maneiras de conseguirmos mudar é olhar com seriedade os pontos da nossa existência que deveriam ser melhorados.

O ser humano é o ser que rege a vida na Terra, ou pelo menos acha que rege, até uma catástrofe natural nos mostrar - de forma injusta, pois se alguém deveria “pagar”, deveríamos ser todos nós, todinhos e não apenas um povo – que não somos nada mais do que meros pagantes de aluguel.

Mesmo assim, somos soberanos aqui, usamos, gastamos, transformamos e extinguimos! E daí, enquanto uma parte do povo suja e não limpa, gasta e não repõe, a outra faz o serviço dobrado... aquela velha história de sempre.

Coisa idêntica acontece com a natureza e com os animais. Existem muitíssimos projetos de reflorestamento, limpeza de rios e tentativas de salvar inúmeras espécies da extinção.

A gente salva uns e mata outros.... Todos os animais comem e uns comem outros!

Leões, tigres, jacarés, cobras, cachorros, gatos....sei lá que porcentagem de animais que estão sob nossos cuidados se alimentam de carne de outros animais...

Sejam eles de zoológicos ou que vivem em organizações ou animais de estimação....sempre aqueles que são os amigos dos humanos saem ganhando.

Eu gostaria de ter ido trabalhar em uma organização na Namíbia que cuida na maioria de felinos; leões, chitas, guepardos, chacais, mas também cuidam de cão selvagem, girafas, babuínos e por ai vai.

No site deles há um aviso que diz mais ou menos assim: se você não gosta de ver bicho morto, não venha!

O motivo é simples: para toda esta bicharada sobreviver, alguém tem que ser a comida e lá quem vira o alimento são os burrinhos.

Duas amigas minhas foram e pude ver suas fotos; há um varal com cabeças e mais cabeças penduradas de burros, mesas cheias de perna e outras partes deles.

Nossos animais de estimação comem carne de vaca, porco, peixe, galinha...

Hoje já existem rações a base de vegetais para cães e para gatos, apesar de que gatos precisam de um reforço nutricional(pelo que eu li). Aqui, neste ponto da história fica até fácil ser justo, pois cada dia cresce mais a indústria deste tipo de alimentos para os animais de estimação.

Porém, o que fazemos nos outros muitos casos de animais que estão sob nossos cuidados?

A gente destrói o habitat deles....uns já morrem aí, mas outros são resgatados por nós mesmos...

Os que não morreram e foram resgatados vão para um cercado, as vezes até bom e justo...

Os que não morreram e não foram “sortudos” de serem resgatados ficam onde estavam mesmo, quase sem casa, sem presas, só sobra o predador – deste tem bilhões....

Para aqueles que perderam a casa e a comida para um condomínio de luxo, lhes são dado vida nova (Se é boa? Eu não sei.) e para os outros, “aqueles que vão virar comida daqueles que perderam a casa por causa do humano que foi mexer na vida deles”?

“Ah, pobrezinho, para ele não sobra nada, talvez sobre dele, mas não para ele!”.

Tem situações que são injustas mesmo e matar um para salvar outro é uma delas!

Não sei o que fazer nem o que pensar, toda vez que tento chegar num ponto final a história começa de novo...

Só no "Paraíso" isto teria um fim: todos amigos, sorrindo e sem sangue derramado!

----------------------------------------------------------------------------
Site do Centro Vegetariano, página de racoes vegetarianas para caes e gatos:
http://www.centrovegetariano.org/index.php?article_id=140.

Um comentário:

  1. Laurinha, um post para sempre parar e pensar... Pois por mais boa vontade e tempo que fiquemos debatendo, não chegaremos a uma solução justa para todos tão cedo... Mas é como vc disse, não é ser pessimista, pois assim como vc, tb me considero otimista... E a vida toda devemos ficar alertas, debatendo formas de melhorarmos esse mundo, pois sempre dá para melhorar! Então vamos fazer nossa parte, reciclando nossos lixos, estudando formas de vivermos com menos impacto no mundo, dando dicas para nossos amigos, educando corretamente nossos (futuros) filhos... Eu tenho muita fé que esse mundo vai ser ainda mais belo e justo para todos que aqui vivem! Mas não basta só ter fé né... é preciso agir SEMPRE!
    Beijinhos...

    Obs.: Depois conversamos sobre o outro post no MSN...

    ResponderExcluir